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5 passos para implantar um CRM para advogados em seu escritório

Por Maíra Brandão

 

O CRM pode ser diretamente adequado à rotina de um escritório de advocacia, criando uma estrutura que possibilite ao escritório garantir sua presença junto aos clientes e mantê-los satisfeitos mesmo quando não estão precisando de serviços jurídicos. E implantar essa ferramenta em seu escritório não é nenhum bicho de sete cabeças.

  1. Prepare o terreno para a mudança de mindset

A transformação digital demanda uma mudança de 360º nos processos de uma empresa. Isso acontece porque a natureza humana pode comprometer de forma definitiva essa personificação do futuro, por existir dificuldade de aceitar mudanças transformadoras. É nesse cenário de urgência em permitir as novas diretrizes que a tecnologia impõe que surge a necessidade de mudança de mindset, que nada mais é do que a mudança de atitude ou reconfiguração mental de cada indivíduo.

Em outras palavras, podemos dizer que o mindset é o que define a maneira como nos comportamos diante de desafios, escolhas e na tomada de decisões. Portanto, ele atua como uma alternativa ou mesmo uma forma de driblar o receio de alteração nos processos diários. Quando uma empresa conta com colaboradores que enxergam a tecnologia como peça irrefutável para a transformação digital e tudo que advém, ela se adapta aquilo que é o futuro iminente da advocacia e certamente se posiciona muito à frente da concorrência.

  1. Escolha uma ferramenta para centralizar informações

Um dos principais aspectos do CRM para advogados é centralizar informações detalhadas, o histórico e a realidade de cada cliente em um só lugar. Portanto, é preciso escolher a ferramenta que melhor se adaptaria à rotina do seu escritório. O ideal é que a solução ofereça fácil acesso e tenha uma boa interface. Se optar por um sistema informatizado, leve em consideração que o acesso desse sistema em dispositivos móveis facilita a atualização dos dados.

  1. Aplique os conceitos do funil de vendas e adeque cada cliente dentro dessa jornada

O funil de vendas é, basicamente, a jornada que uma pessoa percorre desde o momento em que toma conhecimento do seu escritório até se tornar, de fato, um cliente com negócio fechado. Por esse motivo, é interessante que o escritório conheça as regras do chamado funil de vendas para aplicá-las dentro do CRM para advogados. Ter conhecimento de qual etapa o seu potencial cliente se encontra possibilita a criação de estratégias de ação para o escritório. 

  1. Nunca abandone um cliente

O relacionamento entre o cliente e o escritório de advocacia é uma relação extremamente importante, já que um descuido ou um atendimento equivocado pode tomar proporções irrecuperáveis, como a própria perda do cliente.

É essencial que o escritório esteja preparado para atender as dúvidas dos seus clientes, prestando sempre um atendimento cordial em todos os momentos. Ao implantar um CRM para advogados, aqueles problemas referentes ao esquecimento de envio de cobrança, falta de retorno a clientes sobre informações de processo ou não comparecimento a audiências serão todos resolvidos.

E mesmo quando o processo do cliente obtiver um desfecho, jamais abandone o cliente. Mantenha uma comunicação constante e esteja sempre presente na vida dele para demonstrar que o escritório ainda está interessado nele. Afinal, problemas jurídicos podem surgir a qualquer momento e, sempre que isso acontecer, o cliente vai lembrar do atendimento valoroso que o seu escritório dedicou a ele. E, claro, esse tipo de conduta tem reflexos também na hora do cliente indicar você a outras pessoas. 

  1. Transforme o atendimento reativo em ativo

Com informações reunidas em um único lugar, o CRM para Advogados ajudará seu escritório a passar de um atendimento reativo para um atendimento ativo, atendendo às necessidades do cliente antes mesmo dele notar que precisar ser atendido.

Mantê-lo atualizado sobre o andamento de um processo é um exemplo de uma atitude ativa. Mesmo que o advogado não tenha muito apreço por esse tipo de conduta, é preciso lembrar que uma ação judicial costuma gerar preocupação e ansiedade. Uma ferramenta CRM desenvolvida para atender a rotina de um escritório de advocacia traz a solução para esse impasse, pois o próprio sistema permite que o cliente acompanhe o andamento do processo sem que, necessariamente, advogado precise entrar em contato com ele a toda hora.

Mantenha seu cliente informado sobre as fases do processo, sobre as datas das próximas audiências e informe se há necessidade de inserir novas testemunhas no processo. Ao adotar essas práticas, seu escritório demonstra preocupação com o cliente e se dedica a prestar um bom atendimento a ele.

Vale lembrar que os escritórios que oferecem o melhor atendimento são os que recebem o maior número de indicações.

 

 

 

 

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