Blog Bizapp

Fique por dentro de notícias, atualizações e artigos.

Ailos Cooperativas e Dynamics 365 – modernização de plataforma de vendas e atendimento com Dynamics 365 

Ailos Cooperativas e Dynamics 365, uma união em busca da modernização e melhora da eficiência e experiência do cliente.

Com o objetivo de impulsionar seu crescimento estratégico, o Ailos Sistema de Cooperativas, implementou uma solução abrangente que centraliza o processo de relacionamento com o cliente.  

Essa iniciativa resultou em otimizações significativas na ferramenta diária utilizada pelos colaboradores, integrando diversos módulos do Dynamics 365, como Marketing, Sales e Omnichannel, juntamente com aplicativos low-code desenvolvidos na Power Platform

Saiba mais sobre este case de sucesso e como alcançar os resultados obtidos pela Ailos.  

Continue conosco e boa leitura!  

Ailos Sistema de Cooperativas: Presença abrangente e números expressivo

Composto por 13 cooperativas atuantes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de uma cooperativa central, o Ailos Sistema de Cooperativas conta atualmente com mais de 1,4 milhão de cooperados. Entre eles, mais de 170 mil são cooperados PJ. A 

 instituição registra R$ 17 bilhões em ativos, com operações de crédito no valor de R$ 12 bilhões. Além disso, a equipe do Ailos é composta por cerca de 3,7 mil colaboradores. 

Desde sua fundação em 2002, sediado em Blumenau, o Ailos tem se destacado por seu crescimento contínuo e busca constante por inovação. Através de sua rede de filiadas, a instituição contribui ativamente para o desenvolvimento e aprimoramento da qualidade de vida de seus cooperados e da comunidade em geral. 

ailos-cooperativas-e-dynamics-365

Transformação digital impulsionando o crescimento do Ailos 

A fim de alcançar maior eficiência e expandir suas operações, o Ailos tomou uma decisão estratégica de embarcar em uma jornada de transformação digital. A modernização da plataforma de vendas e atendimento tornou-se uma necessidade evidente. 

“Precisávamos de uma plataforma de apoio completa, atendendo nossas frentes de atendimento, marketing e vendas, com um nível de escalabilidade e sustentação do nosso crescimento. Além disso, a questão da centralização de dados dos nossos diferentes canais, pensando na usabilidade dos colaboradores e gerando benefícios para nossos cooperados, era premissa fundamental”, explica Joana Barg, gestora de CRM. 

Para apoiar essa transformação digital, o Ailos nos procurou para oferecer um ecossistema integrado em nuvem, complementando o pacote Office 365 já utilizado pela empresa. 

“Estamos vivenciando a transformação digital e redesenhando nossas jornadas de produtos, muitos dos quais são complexos e diversos. Uma vantagem que encontramos foi a possibilidade de desdobrar essas jornadas e fornecer funcionalidades para nossa equipe de vendas na mesma interface do CRM”, acrescenta Janice Dias, gerente de Sistemas. 

Resumindo, a plataforma simplificada reúne customizações internas e novas aplicações, reduzindo significativamente a necessidade de desenvolvimento por parte da equipe, ao mesmo tempo em que é capaz de sustentar o crescimento a longo prazo da empresa. 

Dynamics 365 impulsiona uma nova realidade

Segundo Flavio Degrandi, diretor-executivo da Bizapp, a equipe da Ailos Cooperativas e Dynamics 365 já estavam familiarizados, com o módulo de Marketing, para atender a uma demanda específica de eventos. A integração de novos módulos no projeto foi simplificada, incluindo o Dynamics 365 Customer Service para a camada de atendimento com registro completo das interações. 

O módulo Omnichannel, que também faz parte da solução, é responsável pela integração dos canais digitais e pelo registro de diversas interações, enquanto o módulo Sales é utilizado para o desenvolvimento de oportunidades de negócio. 

“O projeto foi concebido através de esforços conjuntos. O Ailos realizou um trabalho excepcional ao unir as áreas de negócio. Realizamos um processo de design thinking para estabelecer claramente os objetivos, desejos e oportunidades”, avaliou Flavio.  

A transformação teve início com um período de alinhamento e as implementações ocorreram em tempo recorde, entre fevereiro e abril de 2022. 

Além disso, foram integradas ao projeto outras ferramentas como o Customer Voice, e para automação, otimizações e extensões, a Power Platform com o Automate, juntamente com o bot, operacionalizado pelo Power Virtual Agent. 

Nova interface e um sistema centralizado impulsionando a produtividade 

“A facilidade da plataforma é um dos fatores que acreditamos ter o potencial de acelerar a entrega de novos produtos para nossos colaboradores e, consequentemente, para nossos cooperados”, explica Raphael Fernandez, superintendente de Sistemas do Ailos. 

A solução foi desenvolvida em colaboração entre várias áreas do Ailos, Bizapp e Microsoft, resultando em uma única interface para o relacionamento com o cliente, permitindo aos agentes de atendimento acessar informações e lógicas de negócios através da integração do bot e dos canais digitais. 

“A presença em um aplicativo móvel, sem a necessidade de desenvolvimento, juntamente com a integração nativa do Dynamics no (Microsoft) Teams, proporciona uma experiência fantástica. A Bizapp desempenhou um papel fundamental ao nos ajudar a superar esses desafios, sempre presente e comprometida”, acrescenta Raphael. 

Os benefícios incluem a distribuição inteligente de tickets e oportunidades de negócios com base nos atributos do cliente, a análise de sentimento dos clientes através do Customer Voice, o monitoramento em tempo real com base em IA e a análise abrangente de toda a operação, incluindo informações do bot, tudo em um único Power BI

“Temos um grande número de colaboradores, e a linguagem simplificada no dia a dia facilitou os atendimentos, o aproveitamento de leads e o engajamento em relação à ferramenta”, afirma
Helio Mariano, diretor de Tecnologia

Assim, após a implementação e os primeiros resultados obtidos com essa nova solução, o Ailos segue um roadmap com os próximos passos para aprimorar ainda mais essa nova realidade. O foco está em fornecer tecnologia aos colaboradores, visando aumentar a produtividade e maximizar a conversão de leads, com o contínuo apoio da Bizapp e Microsoft. 

“Tudo isso faz parte de um plano maior de transformação, construção de capacidades e esse processo é fundamental para torná-lo uma realidade. Contar com a parceria da Bizapp e Microsoft nos momentos mais desafiadores tem sido e continua sendo importante, pois confirma que estamos com os parceiros certos para essa implementação”, conclui Helio

Posts recentes:

Marcadores: