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Como vender pelo WhatsApp Business e as melhores estratégias para o seu negócio

Buscar alternativas que possibilitem trabalhar e vender via WhatsApp pode ser um grande diferencial para pequenas, médias e grandes empresas.

Buscar alternativas que possibilitem trabalhar e vender via WhatsApp pode ser um grande diferencial para pequenas, médias e grandes empresas. Afinal, quem não quer estar presente em um aplicativo que tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo?  

 O surgimento do WhatsApp Business trouxe todos os benefícios que o aplicativo tradicional já oferecia para seus usuários, porém com algumas melhorias que permitem oferecer um serviço de qualidade a todos os seus clientes.

Hoje, além do compartilhamento de mensagens escritas, áudios e fotos, a versão Business permite criar um perfil comercial, fazer vendas, automação de mensagens, criar etiquetas para contatos e muito mais.    

 O WhatsApp tem sido amplamente utilizado por pequenas, médias e grandes empresas visando a atração de novos clientes. A ferramenta pode ser integrada a site, redes sociais e e-mail, facilitando todo o fluxo de conversão e de vendas de uma campanha.  

Mas, quais são as melhores estratégias utilizadas para vender pelo WhatsApp? Descubra através deste artigo. Continue conosco e boa leitura!   

Por que sua empresa deve começar a vender pelo WhatsApp? 

Existem muitos motivos para começar a vender pelo WhatsApp, um deles é que, dados mostram que a plataforma atualmente é utilizada por mais de 2 bilhões pessoas em todo o mundo e, só no Brasil, existem mais de 146 milhões de usuários.  

Isso porque, desde 2018 o WhatsApp além de ser um aplicativo de troca de mensagens, tornou-se uma ferramenta business, muito importante para a comunicação empresa-cliente.  

A Plataforma oferece um grande potencial para trazer proximidade com os clientes, além de outras inúmeras vantagens, como os ganhos na produtividade da equipe.  

Quando falamos sobre WhatsApp Business, o app também permite o acesso a uma quantidade importante de dados, que podem ser metrificados e utilizados na gestão comercial, como o volume de atendimentos por dia, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta.  

Além disso, as mensagens são um registro instantâneo das negociações. Por esse motivo a venda através do WhatsApp Business é um grande diferencial. 

como vender pelo WhatsApp Business

Importância do LGPD para vendas via WhatsApp  

Entrou em vigor em setembro de 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados, que estabelece regras para o armazenamento, processamento e o compartilhamento de dados pessoais no Brasil, independente da forma que são coletados ou da sua finalidade. 

Ou seja, a LGPD busca proteger a privacidade dos indivíduos e garantir que as empresas e organizações tratem os dados pessoais de forma adequada e segura, respeitando os direitos dos titulares dos dados.   

 Muitas empresas passaram a ser multadas, pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por fiscalizar e aplicar as sanções previstas na legislação em caso de descumprimento da (LGPD). 

 O WhatsApp é uma ótima plataforma capaz de auxiliar nas comunicações dentro e fora de uma empresa. Porém exige cuidado quanto as normas de compliance e LGPD, por isso é importante que a empresa tenha uma plataforma de CRM integrada para priorizar também a segurança. 

Dicas de como vender pelo WhatsApp Business

Para ter o WhatsApp como canal de vendas na empresa, você precisa seguir algumas dicas e assim começar com tudo!

Integre seu CRM ao WhatsApp

Integrar o app a um CRM como o Dynamics 365 é essencial para ter controle sobre as negociações, poder acompanhar as métricas e realmente tê-lo como um canal de vendas funcional. Do contrário, você só terá mais trabalho para gerenciar essa operação.  

Se todo o seu controle é feito via CRM, o WhatsApp não pode estar fora dessa estrutura.  

Além disso, se você é usuário do Dynamics 365, a integração entre as duas plataformas permite otimizar tempo e ter mais agilidade nos negócios, além do aumento do NQL, maior gestão do processo de vendas e benefícios para outros departamentos também.

Tenha métricas de atendimento

Para você mensurar o sucesso do WhatsApp é muito importante definir indicadores e assim mantê-lo como canal de vendas oficial e permanente. Com isso, você pode avaliar os ganhos que trouxe para a operação, comparando com os outros meios de contato da sua empresa. 

 O WhatsApp pode acelerar os processos e melhorar pontos como: 

  • Tempo do primeiro contato; 
  • Duração da Negociação; 
  • Duração de cada etapa. 

Desta forma, ao implementar a plataforma ela é capaz de gerar inúmeros resultados como o aumento na produtividade do time comercial e consequentemente a conversão de um maior número de cliente.     

Treine a equipe para o novo canal 

Um bom treinamento é importante para que sua equipe saiba como navegar bem na plataforma e entenda qual tom de voz seguir com o cliente, uma vez que não é aconselhável manter o mesmo tipo de comunicação usada em e-mails ou ligações, por exemplo.  

Isso porque, a proposta do WhatsApp Business é justamente aproximar o cliente de um atendimento mais humano e próximo.

Sendo assim, cuidado para não robotizar o atendimento com roteiros engessados e um atendimento “quadrado”, já que a proposta da plataforma é justamente aproximar o contato e facilitar a comunicação! 

Soluções que podem te ajudar a vender via WhatsApp 

Agora que você já viu algumas dicas de como vender pelo WhatsApp Business, nós podemos te ajudar a encontrar as melhores soluções para utilizar a plataforma dentro da sua empresa.  

Um ponto muito importante, que nós já mencionamos acima, é o cuidado necessário com todos os dados compartilhados dentro da plataforma.

Sendo assim, um dos primeiros passos que devem ser tomados ao implementar o WhatsApp Business em sua empresa é discutir qual forma de segurança será utilizada para estar dentro das normas de LGPD.  

Uma solução é o Dynamics 365, que integrado ao WhatsApp é responsável por registrar as interações entre funcionários e clientes, garantindo o seguimento das políticas internas relacionadas a comunicação com os clientes e que as informações trocadas estão em conformidade com as regulamentações aplicáveis.

Faça Parte da Evolução 

Com tantos benefícios, deu para perceber que está na hora de investir em ferramentas que elevam o nível de vendas da sua empresa e te ajudem a vender via WhatsApp, certo?  

Para isso, você pode contar com a Bizapp, ela é especialista em recursos que funcionam perfeitamente de maneira independente ou que, integrados, trazem a transformação digital de ponta a ponta ao negócio.      

Ficou interessado no que a Bizapp pode te proporcionar? Fale com nosso time de especialistas! 

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